O currículo oculto é a
representação de tudo o que os alunos aprendem pela convivência em
meio a espontaneidade e a várias práticas atitudes
comportamentos, gestos, percepção que vigoram no meio social e
escolar, oculto significa que não está prescrito, não aparece no
planejamento, embora se constitua como importante fator na
aprendizagem.
O currículo real
é idealizado pela prática do professor, ou seja, é
experimentado, é a reação dos alunos perante ao que está sendo
aprendido e compreendido pelos mesmos.
O currículo pescrito é um
conjunto de decisões normativas que são produzidas nos gabinetes
das secretarias federais, estaduais e municipais de
educação. É um currículo distanciado do real pois não respeita
a diversidade e não é construído pelos que fazem a escola.
O currículo prescrito atribue á escola o papel de transmitir
uma cultura com base na lógica da reprodução, um currículo
igual para todos os alunos construido da forma como
veio.
Desta forma cabe a nós
educadores, durante a contrução do currículo e durante as
práticas escolares, tentar fazer com que os alunos, através do
currículo prescrito e da nossa experiência (currículo real),
adquiram conhecimentos para que se destaquem através da formação de
um currículo oculto diferenciado e de qualidade
excelente.
Vamos utilizar esse blog
para discutirmos como relacionar esses "currículos" da melhor
maneira, trocando experiências para que consigamos uma educação de
qualidade.
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